domingo, 13 de maio de 2012

Portugal pode produzir 280 milhões de ouro


A corrida ao ouro já chegou a Portugal, com empresas internacionais prontas para começar explorações no Continente, onde estão activas cinco prospecções de ouro, sendo que nos próximos meses duas delas vão iniciar a exploração. A previsão é que nos próximos dez anos permitam a exportação de 280 milhões de euros daquele metal precioso.
Em estado mais avançado está o projecto da exploração em Boa Fé, Montemor-o-Novo, que a multinacional canadiana Colt admite ter capacidade produtiva, numa extensão de 30 quilómetros, tendo já a Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) o processo administrativo "totalmente fechado".
Mais a norte, em Vila Pouca de Aguiar, a Gralheira/Jales, última mina de ouro portuguesa e encerrada já em 1992, prepara-se para abrir de novo portas, depois de encontrados vestígios num novo local daquela mina, que permitem uma primeira exploração de 2347 quilos de ouro e 9482 quilos de prata.
Ainda há poucos dias, outra empresa canadiana anunciou ter descoberto ouro em trabalhos de prospecção, um dos cinco que decorrem em todo o País, neste caso na freguesia de Covas, Vila Nova de Cerveira, e que poderá ter ouro em quantidade "significativa", lê-se no site oficial da empresa.

leg . Mina abandonada
fonte
Reflexão :

Depois de se ler esta noticia é caso para dizer : porque não aproveitar os recursos de Portugal ? Porquê deixar os outros países levarem o nosso ouro e prata? Para nos deixarem a ganga? Portugal é um país muito rico em recursos minerais e acreditamos que se investisse no que a natureza nos permitiu ter poderia ser um país com grande poder económico. A grande desvantagem da exploração destas minas é que é necessário um grande investimento para poder colectar o minério extraído. Mas é de salientar que o lucro compensa o investimento.

2 comentários:

  1. É bom saber que o nosso país tem capacidade de produzir essa quantidade de ouro, no entanto é de lamentar que essas explorações nao serem completamente aproveitadas ou serem exploradas por empresas estrangeiras.

    Cumps
    Geostones.

    ResponderEliminar