sexta-feira, 20 de abril de 2012

Tipos de aquíferos

Um aquífero é uma unidade geológica que contém água e que pode ceder em quantidades economicamente aproveitáveis.
Também deve constituir uma unidade natural de funcionamente, cujo comportamento seja susceptível de ser simulado através de modelos numéricos, com o objectivo de apoiar tarefas de gestão, tanto qualitativa com quantitativa.

Aquífero livre ou freático

Apresentam a parte inferior delimitada por rochas permeáveis e a parte superior livre,em contacto com a superfície, estando, em alguns casos, acima do nível do solo, o que acaba por originar os charcos e lagos.
Em locais como altos e serras, o nível de água pode ser bastante profundo; próximo aos rios, o nível é mais baixo, podendo-se encontrar água a profundidades inferiores a um metro.
A sua recarga ocorre de forma livre pela infiltração direta da água das chuvas, sendo que o tipo de cobertura do solo e a inclinação do terreno são factores que tornam o processo de infiltração variável. A descarga dá-se em áreas de contacto com rios, lagos, mares e nas nascentes, quando a água brota naturalmente do aquífero freático para a superfície, originando um ribeiro. Em função da pouca profundidade, os aquíferos freáticos são facilmente contaminados, sendo que grande parte desse tipo de depósito de água na área urbana já se encontra nessa situação.


 
               Leg. Aquífero livre


Aquífero confinado ou artesiano

Os aquíferos artesianos são aqueles que estão entre camadas de rochas permeáveis a profundidades maiores, onde a circulação de água é menos intensa que nos aquíferos freáticos. 
Em função da grande profundidade e da pressão exercida pelas camadas adjacentes de rocha, a pressão nos aquíferos artesianos é maior que a pressão atmosférica, portanto a maioria dos poços perfurados nesse tipo de aquífero tende a jorrar. Os aquíferos artesianos apresentam diferenças quanto ao tipo de rocha a que estão associados.


Leg.Aquífero confinado



Aquífero de fracturas

No local de ocorrência de rochas ígneas ou metamórficas formam-se os aquíferos de fracturas ou fissuras, pois esses tipos de rochas tendem a apresentar fraturas que são ocupadas pela água. A perfuração de poços depende da precisão de acertar numa fratura significativa, o que nem sempre é possível de se calcular previamente. 
Em geral, trata-se dos menos produtivos; mas, por questões de localização geográfica, são muito importantes para o abastecimento no nosso país, pois vários estão localizados em áreas que comportam grandes cidades e, assim, são largamente utilizados no abastecimento.


Leg.Aquífero fissurado


Aquíferos porosos

Consistem nos aquíferos mais relevantes, por apresentarem a maior capacidade de armazenamento de água e por abrangerem grandes áreas.
Esses aquíferos ocorrem em materiais de origem sedimentar, cuja principal característica é a grande e homogénea porosidade, o que permite à água escoar em qualquer direção. A recarga desse tipo de aquífero é mais intensa do que nos de fissura.

Leg. Aquífero poroso



Aquíferos cársticos 

São aquíferos associados a rochas carbonatadas, as quais apresentam bastante sensibilidade ao desgaste por ação da água. Dessa forma, as fraturas nesse tipo de rocha alargam-se pelo fluxo de água, formando verdadeiros rios subterrâneos

Leg.Aquíferos cársticos


Fonte: Tipos de aquiferos

Reflexão:

Decidimos fazer uma pesquisa à cerca dos tipos de aquíferos para nos facilitar o estudo para os testes.
Verificamos que o aquífero menos favorável é o aquífero livre pois este está em contacto demasiado com a superfície e daí ser o que se polui mais rápido .
O nível da água nos aquíferos não é estático e varia com: a precipitação ocorrida; a extracção de água subterrânea;os efeitos de maré nos aquíferos costeiros;a variação súbita da pressão atmosférica, principalmente no Inverno;as alterações do regime de escoamento de rios influentes (que recarregam os aquíferos);a evapotranspiração, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário