quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mina de Jales

Na localidade de Campo de Jales, concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, existiram umas minas de ouro, conhecidas por “Minas de Jales”.
A exploração destas minas, levada a cabo pelos romanos, iniciou-se em 1933.
Delas extraíu-se, essencialmente, ouro e prata, ocorrendo associado a filões de quartzo com sulfuretos tais como pirite, calcopirite, blenda e galena. A presença de outros minérios como estanho e volfrâmio foi registada na periferia do filão aurífero
Estas minas encontram-se desactivadas desde 1992.
Desde então, permaneceram as escombreiras a céu aberto, que prejudicaram seriamente a população e os terrenos, uma vez que continham materiais, nomeadamente, sulfuretos de Pb, Zn, Ag e Cu,
altamente nocivos à saúde pública.


Esta problemática ficou devidamente resolvida em 2002, quando se concluiu o Projecto de Recuperação Ambiental da Escombreira da Mina de Jales.





leg . minas de jales



Das minas de Jales, junto a Quintã de Jales, Vila Pouca de Aguiar, eram extraídos essencialmente o ouro e a prata. Foram exploradas desde o tempo dos Romanos tendo sido desactivadas em 1992. A descida da cotação do ouro, a baixa produtividade e a degradação de equipamentos levaram a esse desfecho. A entrada para a mina era feita por este cavalete que manobrava dois elevadores no Poço de Santa Bárbara com 620 metros de profundidade. Esta estrutura (conhecida localmente como a Torre Eiffel de Jales) e a enorme (e altamente poluente) escombreira vizinha onde foram lançados os estéreis da mina (calcula-se que cerca de 5 milhões de toneladas) são tudo o que resta de uma das mais importantes estruturas mineiras de Portugal. Calcula-se que o filão ainda existente seja de grande importância tendo existido algumas manifestações de interesse na retoma da exploração por parte de empresas estrangeiras.
fonte


Reflexão :

Publicamos esta noticia , pois nestas ultimas aulas temos vindo a falar de minerais e recursos minerais, então foi-nos proposto pelo professor a realização de uma pesquisa sobre estes . Falamos sobre a minas de Jales pois foi uma das grandes explorações mineiras que se situavam em Portugal . Nos anos 30 foram abertas estas minas, para exploração de ouro e prata , metais valiosos , que enriqueceram grande parte da população de Jales . As minas de Jales serão reabertas pois constitui um importante recurso económico para o país , pois criar-se-ão novos empregos.

2 comentários:

  1. As minas de Jales foram outrora uma grande estrutura em Portugal, esperemos que se retome a sua exploração.

    Bom trabalho, geo explorador :D

    ResponderEliminar
  2. Ainda brem que estas mina svão ser reabertas1 ajudarão um pouco a economia!

    ResponderEliminar