sábado, 3 de março de 2012

Vale Glaciar do Zêzere

Manteigas é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e subregião da Beira Interior Norte, com cerca de 3 400 habitantes.
Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental.
É sede de um município com 125 km² de área e 4 002 habitantes (2008), subdividido em 4 freguesias (São Pedro, Santa Maria, Sameiro e Vale de Amoreira). O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia. Em 2001, a freguesia de Vale de Amoreira, até então pertencente ao município da Guarda, foi integrada em Manteigas. A extensão do município passou a ser de 125 km². É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.
Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciar do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no Inverno e eventualmente no inicio da Primavera.

leg. vale do Zêzere
fonte

Fotografias do Vale do Zêzere

1 - Entrada no Vale e descida até ao ao Covão d' Ametade (Nascente do Rio Zêzere).
2 - Percurso para Norte pelo Vale Glaciar, seguindo o Rio Zêzere até à Vila de Manteigas.
3 - Percurso para Este pelo Vale do Rio Zêzere, entre a vila de Manteigas e a Praia Fluvial da Relva da Reboleira (limite do concelho).
fonte


ETAPA 1 - Entrada no Vale e descida até ao ao Covão d' Ametade (Nascente do Rio Zêzere).



Leg . As 3 imagens apresentam o vale do Zêzere
fonte

ETAPA 2 - Percurso para Norte pelo Vale Glaciar, seguindo o Rio Zêzere até à Vila de Manteigas.



leg. Nestas 3 imagens é possível vermos muitos blocos erráticos
devido à erosão do glaciar
fonte

Reflexão:

Decidimos publicar este post porque achamos muito bom, até sugerimos que visitem o site pois é muito interessante e tem mais fotos desta visita ao Vale do Zêzere em pormenor até , apesar de nos só colocarmos algumas. Esta publicação veio a propósito de matérias já leccionadas na aula de Geologia , os glaciares e como há vestigios deles em Portugal , decidimos dá-los a conhecer aos visitantes do nosso blog. 

4 comentários:

  1. muito interessante! o site é sem dúvida informativo...

    ResponderEliminar
  2. Já visitei o Vale do Zêzere e é um local muito interessante a nível geológico pelos factos que estão expressos no texto a cima. Aconselho a que todas as pessoas que gostam de geologia a visitar este lugar porque é um dos muitos bons lugares espalhados pelo Mundo para se ver estas deformações causadas pelo gelo há milhares de Anos. Toda a informação essencial, muito bom trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Sem duvida um local muito interessante de ser visitado e com esta informação presente na noticia, ainda é mais cativante a sua visualização.

    Continuação de bom trabalho
    PlanetaGeo

    ResponderEliminar
  4. e um local bastante rico pela sua beleza e pelo seu valor geologico.
    Bom trabalho

    ResponderEliminar