domingo, 11 de março de 2012

Glaciares da Gronelândia são mais sensíveis ao aquecimento global

As massas glaciares na Gronelândia são mais sensíveis ao aquecimento global do que se previa, segundo um novo estudo da revista científica Nature Climate Change.
O estudo agora apresentado revela que os glaciares da Gronelândia poderão derreter mais depressa do que o previsto, e levar a um consequente aumento do nível do mar, com uma subida média da temperatura do planeta de 1,6 graus centígrados.
Estudos anteriores indicavam que o gelo naquela região, considerada o segundo maior reservatório natural de água, só começaria a derreter-se acima dos 3,1 graus.
Desde o século XVIII, a temperatura na Terra subiu 0,8 graus.
A duração de tempo para o colapso total de uma calota de gelo (que cobrem uma área de gelo até 50 mil quilómetros quadrados) está relacionada com esse aumento da temperatura da Terra, podendo variar entre os dois mil anos (no caso de um aumento de oito graus) e os 50 mil anos (com um aumento de dois graus centígrados).

O estudo é avançado por investigadores do Instituto de Potsdam, da Alemanha, e da Universidade Complutense de Madrid, de Espanha, que demonstram que «sob certas condições, o degelo na Gronelândia pode tornar-se irreversível».
A comunidade internacional queria fixar como objectivo impedir que a temperatura da Terra subisse mais do que dois graus centígrados, embora os valores das emissões de gases poluentes, que agravam o efeito de estufa, tenham fixado aquele objectivo entre os três e os quatro graus, escreve a agência France Press.
Fonte: Lusa/SOL

leg. Glaciar em degelo
Fonte: Lusa/SOL

Reflexão:

Ao longo dos  anos temos vindo a deparar com grandes mudanças ao  nível do clima.
Esta mudança deve se principalmente ao aquecimento global, a queima de combustíveis  fosseis em demasia, á desflorestação  entre outros factores.
Os glaciares da Gronelândia estão cada vez mais rápido a dimunuir o seu volume e área pois com o aumento da temperatura no planeta eles tendem a derreter , e se derretem a quantidade de luz reflectida diminui , e torna-se um ciclo  ficando cada vez mais quente o planeta Terra.

6 comentários:

  1. O problema é que só se pensa nos problemas quando eles existem. As grandes potencias económicas como a China e os Estados Unidos sao os que emitem mais gases para atmosfera e que consequentemente vao agravar o clima em todo o mundo. Alterações essas que resultam da destruicao da camada de ozono que envolve a Terra.
    No caso da china em que se trabalha muito com o carvao, torna-se quase impossivel travar estas emissoes de um dia para o outro, por isso é que ainda vai demorar mts anos a que este problema seja resolvido.

    ResponderEliminar
  2. é verdade . so quando a sociedade mudar de atitude é que se resolve os problemas agora existentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens toda a razão, a continuar daqui a pouco vivemos debaixo de água

      Eliminar
  3. Estamos de acordo com os comentários anteriores, pois a sociedade tem que mudar de atitude urgentemente, se não o mudar, o planeta é que sofre com as consequências.

    Continuação de bom trabalho
    PlanetaGeo

    ResponderEliminar
  4. Foi um assunto importante que também referimos no nosso blog.
    Bom trabalho

    ResponderEliminar
  5. Com certeza um assunto que nos toca a todos, pois não mudando os nosso habitos podera vir a ser pior.

    Bom trabalho. :)

    ResponderEliminar