terça-feira, 25 de outubro de 2011

Modelos de Convecção Mantelica

A Convecção Mantélica


O movimento das placas litosféricas pressupõe a existência no interior da Terra de uma força geradora desse movimento. O motor que acciona o movimento das placas denomina -se Geotermia, dentro da qual destaca se a Radioactividade, a Contracção gravitacional e o Bombardeamento primitivo.
Várias teorias tentam explicar os mecanismos geradores destes movimentos energéticos, situados no manto.
Pensa-se que os materiais rochosos do manto terrestre descrevam movimentos cíclicos de convecção, de forma muito lenta.



O PRIMEIRO MODELO DE CONVECÇÃO


MODELO DE HOLMES



Holmes defendeu que as quantidades de calor existentes no interior da Terra seriam suficientes para criar no manto correntes de convecção térmica, ou seja, a transferência de energia calorífica através de um fluido, as quais poderiam ser as grandes responsáveis pela ruptura, separação e posteriores deslocamentos laterais dos continentes.
O fluxo térmico ao longo das dorsais oceânicas excede 8 a 10 vezes o valor médio da totalidade dos oceanos. Em média, nas fossas o fluxo térmico é muito inferior àqueles valores. As zonas de dorsais correspondem a locais de ascensão das correntes de convecção e as fossas a locais de descida daquelas correntes.

Leg. Modelo de Holmes




Holmes defendeu, assim, que:

  • Parte do calor interno da Terra é libertado através dos ramos ascendentes das correntes de convecção, pelo que a eles se associa um fluxo geotérmico elevado.

  • Os movimentos de convecção no manto poderiam ser o motor do movimento da Deriva dos Continentes defendido por Wegener.

Modelo B -circulação a dois niveis

O modelo B prevê a existência de dois níveis de convecção: 
  • Um no manto inferior e outro no manto superior. 

  • A subdivisão do manto em duas camadas, a cerca de 660 km de profundidade, assinala uma transição que impede o modelo de convecçãoprofunda. 

  • Neste modelo, o ramo ascendente da corrente de convecção do manto inferior aquece as rochas da base do manto superior, as quais iniciam, na mesma direcção, o seu movimento de ascensão. O inverso se passa com o ramo descendente da corrente de convecção.

Modelo C - Penetrativo

  • É um modelo mais complexo de convecção, no qual os materiais rochosos do manto inferior, durante o seu movimento horizontal de convecção, na proximidade da transição manto inferior-mantosuperior, transferem calor para as rochas do manto superior que iniciam o seu movimento de convecção na mesma direcção. 


  • A submersão, no manto superior por arrefecimento dos materiais rochosos, ocorre na mesma direcção da ascensão do manto inferior.


Leg. modelo de convexão penetrativo
Internet:



Livros:
FÉLIX, José Mário; SENGO, Isabel Cristina; CHAVES, Rosário Bastos, Geologia 12, 1ªEdição, Porto Editora, 2010




Relexão


Existem três modelos de convecção, o modelo de circulação convectiva a dois níveis, o modelo de circulação convectiva num só nível e o modelo de convecção penetrativo.
Apesar de relativos e temporais os modelos permitem-nos dar explicações e fomentar a discução académica conduzindo á melhora dos mesmos .
.

1 comentário: