terça-feira, 11 de outubro de 2011

Diamante


Leg : diamante
Fonte da imagem ;(hiperligação)

O diamante é carbono puro que constitui um xenocristal de inclusão em rochas ígneas, arrastadas de grandes profundidades até níveis superiores da crusta, estes xenocristais vêm incluídos em quimberlitos ou lamproítos, que se desenvolveram entre 150 km a 200 km de profundidade, e que, através de fluxos de lava que se elevaram pelas fissuras da crusta a grandes velocidades (cerca de 60km/hora). Sem essas condições, a velocidades mais lentas, os diamantes deteriorar-se-iam, a ponto de formar grafite, pois a sua constituição base é a mesma, carbono puro, as condições de formação é que são distintas. Esses fluxos de lava que arrastam as rochas diamantíferas são designadas de “vindas quimberlíticas”, e os seus cones, ou fissuras, que podem ter formas cónicas ou elípticas são designadas de “chaminés quimberlíticas”, quimberlito é a rocha mãe do diamante que é uma rocha intrusiva (Gouveia, J.A. da Cunha, ICE, 1993).

O diamante é um mineral cristalizado, que pela sua raridade e suas características físicas, como, ser transparente ou translúcido, ou pelo seu brilho e sua forma, o leva a ser eleito a “gema das gemas”, e que por essas razões é comercializado como jóia, cujo valor comercial elevado, em parte devido à raridade, mas também devido à especulação exercida sobre as produções, que na verdade não se revelam de tal escassez em relação à procura.

Reflexão :
A geologia é muitas vezes banalizada, desvalorizada pelo facto de estudar rochas vulgares que não têm muito interesse , esquecendo-se um pouco estas coisas magnificas que a natureza nos dá , as pedras preciosas , pedras únicas que podem atingir valores extremamente altos . É bom termos a consciencia que a geologia estuda o nosso passado mas não estuda só '' ossos velhos '' ou '' calhaus ''  o que para muitos é considerado uma perda de tempo ,  esquecendo-se de que se os geologos nunca estudassem rochas vulcânicas o diamante nunca teria sido descoberto !

Sem comentários:

Enviar um comentário