Nas rochas xisto-grauváquicas de limite com o maciço granodiorítico e ortognaissico do Paleozóico onde se encontram falhas decorrentes da Orogenia Hercínica,com a formação de inúmeras falhas, ocorreram episódios de magmatismo durante os quais se formaram rochas filonianas ricas em metais densos.
Assim, verifica-se aqui a ocorrência da volframite e da cassiterite exploradas nesta região, assim como de algumas pirites.
As primeiras explorações surgem no final do século XIX, com as primeiras concessões a verificarem-se em 1902-1904. Durante a Primeira Guerra Mundial foi retomada a actividade mineira, tendo vindo operários de todo o país para trabalhar nesta mina atraídos pelo precioso minério, assim chamado vulgarmente pelos locais, sem qualquer referência à sua natureza ou nome mineralógico (volframite).
Mas foi nos anos 40 a 60 do século XX, em virtude da corrida ao armamento em plena Segunda Guerra Mundial e no pós-guerra, com a Guerra Fria, que a aldeia foi muito requisitada e invejada, sendo alvo de disputa por várias empresas do Reino Unido e da França. A riqueza do volfrâmio muito abundante nas suas terras assim o justificava, assim como a licença de fundição que detinha e a proximidade viária a Espanha e, por conseguinte, à Europa.
As minas encerraram em 1986, deixando muitos trabalhadores desempregados e com ordenados em atraso.
Leg. Trailer de um filme das Minas da Borralha.
Reflexão :
As minas da borralha situam-se relativamente perto , conhecemos hoje alguém que nos propos este post pos já trabalhou lá . E como o minério está no âmbito da disciplina de geologia achamos interessante por um post acerca destas minas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarmuito interessante!
ResponderEliminarA Terra no Passado e no Futuro (:
Certos locais das Minas da borralha estao a ser restaurados....vale a pena vir esta terra magnifica
ResponderEliminarCorrigo o meu erro"...vir ver esta terra magnifica"
Eliminar